Relação do clima com a pescaria Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 21
PiorMelhor 
Escrito por Luciano Cebula   

Qual a relação do tempo com sua pescaria? Total. Veja nessa matéria como considerar o clima na sua próxima pescaria.

Conferir as condições do tempo antes de sair para uma pescaria é sempre uma boa idéia. Tirando o fator sorte, esses são detalhes importantes que podem dar uma idéia de como será seu dia de pesca. Mas e se você já está lá no meio do rio, como vai saber como o tempo pode ficar? Como o tempo pode influenciar sua pescaria.
Existem algumas técnicas simples que você pode usar para fazer suas próprias previsões de tempo e de como vai ser a pescaria com uma certa precisão.

O Céu e a Nuvens
Hoje temos como saber com uma boa precisão como vão ser as condições climáticas para vários dias. Ao planejar sua pescaria é bom dar uma conferida na previsão do tempo e para isso existem vários sites que podem dar essas informações.
Mas se você já esta na beira do rio, o que você pode fazer? Dar uma olhada no céu antes de sair é sempre bom! Aprendemos a interpretar as formação de nuvens, suas cores, ventos e cor do céu desde pequenos e agora vamos melhorar ainda mais essa nossa percepção.
A própria cor do céu do já pode dar algumas dicas:

Azul bem claro> Sinal de tempo bom.
 
Azul escuro com poucas ou nenhuma nuvem:  Sinal de ventos.
 

As nuvens e suas formas também:

Cumulus: contornos bem definidos, base entre 700 e 1.500 m, assemelham-se a couve-flor; máxima freqüência sobre a terra de dia e sobre a água de noite. Podem acabar apresentando chuvas em forma de pancadas. Mas é sinal de bom tempo.

Cumulonimbus: nuvem de trovoada; base entre 700 e 1.500 m, com topos chegando a 24 e 35 km de altura, sendo a média entre 9 e 12 km; são formadas por gotas d'água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo. Caracterizadas pela "bigorna": o topo apresenta expansão horizontal devido aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro.

Nimbostratus: aspecto amorfo, base difusa e baixa, muito espessa, escura ou cinzenta; produz chuva intermitente e mais ou menos intensa.

Stratus: muito baixas, em camadas uniformes e suaves, cor cinza; coladas à superfície é o nevoeiro; apresenta topo uniforme (ar estável) e pode produzir chuvisco (garoa).

Altostratus: camadas cinzentas ou azuladas, são compostas de gotículas superesfriadas e cristais de gelo; dão origem à chuva leve e contínua.

Altocumulus: lençol ou camada de nuvens brancas ou cinzentas, tendo geralmente sombras próprias. Constituem o chamado "céu encarneirado".

Cirrus: aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante. Lembram rabos de cavalo. Ficam a 8 mil metros de altitude, numa temperatura a 0º C. Por isso são constituídas de microscópicos cristais de gelo.

Pressão Atmosférica e Temperatura
Conferir a pressão atmosférica também é de grande ajuda para fazer suas previsões e alem disso, ela tem grande influencia no comportamento dos peixes.
Para isso é necessário ter um barômetro, é com ele que vamos poder fazer as medidas da pressão atmosférica.

A pressão média da atmosfera ao nível do mar é de 101,325 KPa ou 1013,25 mb ou 760 mmHg (a média varia de acordo com sua altitude acima ou abaixo do nível do mar) e o intervalo usual de variação vai de 970 mb a 1050 mb.
Os peixes são muito sensíveis a esse fator, a pressão atmosférica ideal para uma boa pescaria em torno de 1015mb. O valor medido pode variar com tempo e é normal durante o dia esse valor ficar mudando, mas se ele sofrer grandes variações em curtos espaços de tempo os peixes deixam de se alimentar e que pode acabar com a nossa pescaria.
Com o barômetro também podemos ter uma noção de quando está para chover, pois com pressões muito baixas é chuva na certa e pressões muito altas é tempo bom garantido. Mas, como foi dito antes, as variação desse valor da pressão é que acaba sendo mais importante e preciso para se fazer a previsão. Para fazer previsões ainda melhores seria bom ter um termômetro. Assim podemos conferir a variação desses dois fatores. Na tabela abaixa temos a relação entre esses dois instrumentos e sua provável interpretação.

BarômetroTermômetroPrevisão

Subindo

SubindoTempo bom com ventos quentes e secos
SubindoParadoTempo bom com ventos frescos
SubindoBaixandoTempo bom
ParadoSubindoTempo mudando para bom
ParadoParadoTempo instável com ventos variáveis
ParadoBaixandoChuva provável
BaixandoSubindoTempo instável, aproximação de frente
BaixandoParadoFrente quente com prováveis chuvas e vento
BaixandoBaixando Chuvas e ventos fortes.
comentarios (4)
  • Anônimo
    chuvendo é bom para pescar ?? :?:
Escrever um comentario
Sesu detalhes:
comentario:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:D:angry::angry-red::evil::idea::love::x:no-comments::ooo::pirate::?::(:sleep::)
;);)):0
Security
Por favor coloque o codigo anti-spam que voce le na imagem.

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."