Pescaria em rios e lagos Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 11
PiorMelhor 
Escrito por Luciano Cebula   

Cada tipo de pescaria tem suas nuances. A pesca no mar difere da pesca em rios, lagos e lagoas. Nessa matéria, você confere algumas caracteristicas importantes da pesca em rios e lagos.

PESCA EM RIOS E LAGOS
Para a realização da pesca nestes ambientes, deve-se utilizar roupas leves de cores claras e camisa de manga comprida, PARA PROTEGER-SE DOS MOSQUITOS. Outros equipamentos pessoais fundamentais são: faca, tesoura, alicate, alicate-de-corte, chapéu ou boné e um bom repelente. Várias metodologias podem ser executadas:

BATIDA
Com o barco a deriva na correnteza ou vento, com uma vara simples de 1,20 a 2,20 metros (padrão internacional), linha recomendada 0,45 a 0,60 mm . Anzóis 6/0 a 8/0, com empate de aproximadamente 15 cm de aço e chumbo oliva de 5 a 20g. As melhores iscas são frutas da região caranguejos ou massa de farinha em pelotas (depende do peixe objetivado). Como dica importante, utilize comandos com os remos fazendo com que o barco chegue perto dos aguapés e caminhe paralelamente à sua beira e com batidas da isca na água tentando atrair o peixe. Esta técnica é muito eficiente para a captura do Pacu no pantanal.
 
CORRICO
É um tipo de pesca que utiliza o barco em movimento com motor de popa arrastando uma isca artificial. Para este tipo de pesca recomenda-se a montagem de um empate de aço de aproximadamente 30 cm ligado à isca através de um distorcedor e através de outro distorcedor à linha principal. Uma dica importante é utilizar um grampo ligado à isca para poder substituí-la rapidamente. As iscas recomendadas são Plugs em formato de peixe com barbela de tamanho 11 a 14, com cores diversas, colheres e spinners. As melhores varas são as de ação média com ponta rígida com comprimento aproximado de 1,60 m. Como observação importante para o bom resultado da pesca é o recolhimento das linhas a medida que um companheiro fisga um peixe. Outra dica importante é arrastar as iscas a distâncias diferentes, distanciando-se cerca de 3 m uma da outra.

RODADA
Este tipo de pesca baseia-se na utilização de um barco à deriva, com pequeno controle através de remos ou motor elétrico, deixando a linha descer junto ao barco. Esta técnica de pesca é muito utilizada em ambientes profundos. O equipamento indicado consiste em varas de ação média ou pesada, com comprimento de, no próximo, 2, 20 metros. A linha deve ser de 0,40 a 0,60 mm. Para peixes pesados como jaú, aconselhamos a utilização de um arranque de 1,0 a 1,5 metros de comprimento, arranque com linha de maior calibre (0,60) facilitando o embarque do peixe. O chumbo ideal é o de formato oliva, solto na linha e anzol com empate de aço. Os anzóis ideais são do tamanho 6/0 a 8/0. As melhores iscas são aquelas que ocorrem no ambiente, como: o sarapó (morenita / tuvira);o mussum, minhoca, peixes e pequenos crustáceos.
 
APOITADA
Como o próprio nome traduz, é um tipo de pesca que o barco fica apoitado, podendo ser na calha principal do ambiente (rio ou lago) , na margem ou próximo a algum substrato interessante (moitas, aguapés, galhadas, etc). O equipamento de pesca poderá variar muito de acordo com o tipo de pescado existente no local e a técnica utilizada. Nesta modallidade pode-se utilizar arremessos com iscas artificiais, pesca de fundo próximo ao barco, etc. Para maior aproveitamento, teste vários tipos de técnicas utilizando o que foi descrito anteriormente.

comentarios (8)
  • De  - Recomendo
    recomendo essa loja de itens de pesca http://www.tucunarep esca.com.br/vestuari o--dep
    Muito boa mesmo!
  • Franz  - Pesca
    Tenho uma lagoa que mede 18x60x1,5 e agora estou com dificuldade em capturar os peixes,chego a passar varias horas sem pegar nenhum e a mais ou menos 04 meses atras eu capturava varios,oque sera que esta acontecendo.
  • Franz  - Pesca
    Tenho uma lagoa que mede 18x60x1,5 e agora estou com dificuldade em capturar os peixes,chego a passar varias horas sem pegar nenhum e a mais ou menos 04 meses atras eu capturava varios,oque sera que esta acontecendo.
  • Diego Santos  - Pesca em lagos/lagoas
    Uma dica para pescar em barrancos. Nunca bata os pés muito forte, pois assim provoca ondas (inperceptíveis a nós, mas perceptiveis aos peixes) afastando-os para longe da margem. Essa dica vale pra quem pesca em lagos/lagoas com a agua mais parada, onde pesca-se tilápias, traíras, carás e as vezes lambaris. Abraço a todos.
  • walter ramos  - Pescaria em rio
    Olá!

    Estou planejando pescaria de barranco com tres amigos na Cachoeira de Emas.
    Necessito das seguintes informações:

    Qual o local ideal para pescar.
    É necessario licença.
    Quais os tipos de peixe existentes.
    Existe cota de peixes?
    É permitido pescar logo abaixo da barragem da cachoeira?

    Gostaria tambem de saber quais os rios piscoso próximos á cidade de S. Paulo.

    Ficarei muito grato pelas respostas ás minhas duvidas.

    Grato

    Walter Ramos






  • Anônimo
    javasjavascript:JOSC _emoticon(":angr y:";)cript:JOSC_e moticon(":0" )
  • Anônimo
    :0 fdhyfdahntfgdnrgfflo ve vc amor deni te amo
    bjo bjopprivcdi
  • wendell  - mar
    ola!!! sou novo por aki e gostaria de saber se alguem poderia me dar algumas dicas para pesaca no mar;....seguinte eu sempre que posso vou para as praias, e sempre gosto de pescar uma forma ideal para tirar o extress da semana kkkkk. eu fico pescando a beira mar mesmo arremeçando com chicotes de 3 anzois uso sempre camarao como isca ,,mais so pego peixes peguenos e quando pego um ate mais ou menos é bagre..gostaria de saber algumas dicas...desde ja agradeço..
Escrever um comentario
Sesu detalhes:
comentario:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:D:angry::angry-red::evil::idea::love::x:no-comments::ooo::pirate::?::(:sleep::)
;);)):0
Security
Por favor coloque o codigo anti-spam que voce le na imagem.

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."