Jumping Jig e o Assist Hook(anzol assistente) Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor 
Escrito por Luciano Cebula   

A grande sensação dos últimos anos, o jumping jig, trouxe uma nova forma de pescar e uma alta produtividade mesmo quando nenhum outro tipo de isca consegue bons resultados.

Por isso eles passaram a ser incorporados às caixas de pesca de todos os viciados em iscas artificiais. O interesse foi tão grande que logo surgiram muitas novidades.

Jumping Jig e o Assist Hook(anzol assistente)-assistHook.jpg

ACESSÓRIO FUNDAMENTAL:

O assist hook nada mais é do que um anzol preso a um fio que colocamos na argola superior da isca. Ele foi criado com a intenção de diminuir o número de fisgadas perdidas.Este acessório geralmente é posicionado próximo à cabeça da isca por ser o local de maior incidência de ataques.

Muitos pescadores, surpresos com o alto índice de eficiência do acessório, decidiram eliminar a garatéia traseira e utilizar apenas com o sopport hook. Tal medida, além de garantir excelentes fisgadas, diminuíram consideravelmente as chances da isca enroscar nas estruturas submersas.

 

A MELHOR OPÇÃO:

Para escolher o modelo que melhor se adapta à sua isca é preciso observar os seguintes itens: os materiais com os quais são construídos, modelos de anzóis e o comprimento das pernadas.

Em relação aos materiais, o mais adequado para as espécies com dentes é o arame de aço, aliás o único 100% garantido. Para pesca de peixes como enchova, sororoca, Cavala e o peixe espadas cuja dentição é muito forte, os assist rook fabricados em diâmetro entre 0,9 mm e 1,2 mm são sufucientes.

Outro material bastante cotado é o Spectra, muito resistente e usado em coletes à prova de balas, mas de difícil montagem devido à sua textura. Já o Dacron, é de fácil manejo, porém desgasta com mais facilidade.

Em relação ao tamanho, calcule da seguinte forma: se for utilizado um assist simples, procure algum cujo comprimento seja próximo à metade da isca ou um pouco menor. Caso contrário, o acessório terá mobilidade demais se distanciando da isca, e assim dificultando a fisgada. Da mesma forma, tome cuidado para não usar um assist que tenha o fio muinto curto. A mobilidade é importante e permite que o anzol se movimente de
maneira correta na boca do peixe.

Quando usamos supports hook duplos ou dois simples é conveniente que um seja mais curto e fique próximo à metade da isca; e o outro mais lingo, com anzol maior, perto da parte inferior , para melhor performence na fisgada.

Os pescadores que visam recordes precisam ficar atentos. A IGFA ( International Game Fish Association ) lançou novas regras que entraram em vigor no dia primeiro de setembro deste ano, a pedido da JGFA ( Japan Game Fish Association ) graças à popularidade dos support hoks no mundo.

Segundo a entidade, o tamanho do fio do assist hook não deve ultrapassar o tamanho do corpo da isca. Um assist hook pode ser usado na parte inferior desde que o tamanho do fio seja o mesmo do anzol e podem ser usados dois assist hooks na argola da cabeça da isca e não em sua parte inferior.

Também devem ser levados em consideração os anzóis usados no acessório. Entre os modelos estão os de haste curta, como o stinger, desenhado especificamente para este uso. O seu formato especial facilita a fisgada.

Há outros modelos em que a farpa é feita na parte externa para evitar que o assist hook se enrosque na linha e no corpo da isca. Também para evitar que o anzol acabe prendendo no metal jig é muito importante escolher aqueles com gap ( cobertura entre a ponta do anzol e a aste ) maior que a largura da isca.

É preciso lembrar de usar um split ring ( argola ) ao invés de um snap, pois durante a briga é possível que alguma espécie, como a enchova, acabe mordendo a peça e acidentalmente consiga escapar levando a isca embora.

Seguindo estas pequenas dicas a sua próxima vez com jumping jigs poderá ser ainda mais produtiva. Aumente a performance nas pescarias de fundo escolhendo o assist hook adequado para sua isca.

comentarios (10)
  • Mucio Rocha  - osar ou não aço
    Gostei muito de seu site, sou de Maceió e aqui pesco em barcos de madeira de pescadores locais, geralmente... já saímos no corrico e vamos a lama (+ou-) 20 min para pescar as iscas vivas (sardinhas) colocamos no viveiro e depois vamos aos cabeços pegar dourados, cavalas, atuns etc... comprei 7 iscas para JIG entre 11 e 18 cm e 98 a 140 gramas (nas cores azul, vermelha e sardinha - marca Williamson), pois quando paramos nos cabeço além de deixar minha vara iscada com a sardinha viva, fico pescando com outra vara com camarão, porém só vem peixinhos de pedra... minhas duvidas são?

    No barco que pescamos contamos apenas com GPS e radio sem sonda. Nos cabeços OU na lama enquanto estamos pescando as sardinha e indicado o jig ou minhas iscas não vão servir? Pois sem sonda não sei se o cardume está embaixo.

    Para o JIG vou utilizar vara da Marine sport de 1,68 mts – 30 lbs carbono solida + linha multifilamento 50 lbs... Posso utilizar o cabo de aço inox revestido com nylon da Marine Sport 40 lbs (+ou- 50 cm)? pois em nossas pescarias pegamos geralmente cavalas (muito dente) ou tem que prender o JIG na linha mesmo?
    se colocar o aço vou colocar... um girador + 50 cm de Aço preso na argola solida o assistente hunk

    Muito Agradecido
  • Anônimo  - excelente
    excelente arremessei algumas vezes na quarta vez ja veio um peixe é excelente na pesca de arremesso
  • luciana poncio costa  - melhor lugar para pesca e melhor isca
    Gostaria de saber qual o melhor lugar no Espirito Santo para pesca de arremesso em praias e nesse lugar que ira sugerir qual seria a melhor isca. Obrigada.
    PS: Um dia estava pescando e vi um japonez com uma isca viva que parecia uma lacraia, ele rancava a cabeça e o rabo do bicho e coloca no anzol com a ajuda de um equipamento tipo uma seringa, sabe me dizer o que seria e onde conseguir, pois ele pegava bastanta peixe com ele.
  • Alexandre
    Muito bom o asssistente hook!!!!!!!!!!!
  • Anônimo
    oi pessoal alguem pode me dizer qual é a melhor isca viva , e a melhor isca artificial, para pesca em agua salgada com linha de fundo? a pesca sera em itacuruçá
  • Anônimo
    manjuba,siri,caramuj o
    mas nunca use camarão artificial para este tipo de pesca o peixe pega porque ele vai nadando com a correnteza mas ele é mto caro e os baiacus trituram eles.ja usei camarão artificial em bombinhas e qndo vi soh tava metade do camarão de silicone maruri q paguei 7,00
    não vale a pena use apenas o camarao artif. no arremesso.
  • carlos  - PEscador de araque
    :grin Amigo sábado ultimo fui pescar pela primeira vez, um barquinho levou eu e 6 amigos que nada sabiam nos deixaram em uma das centenas ilhas de itacuruçá ilha pequena e cheia de pedras lotadas de mariscos gigantes chegamos as 9 saímos as 18 só pgamos insolalação picadas de mosquitos e milhares de arranhados enquanto a 10 metros da ilha quem estava nos barcos jogava o anzol e 3 minutos depois vinham com peixes de vários tamanhos, nós...3 bagres pequenos,agora vamos marcar uma pesca embarcada, pergunto qual material temos que levar? tipo de vara, linha, anzol,isca...agradeç o as dicas para não passarmos outra vergonha...rsss
  • Anônimo
    pra vcs iniciantes usem varas e molinetes marine sports mesmo linha 0,40 monofilamento chumbo 40 , 50 gramas anzol owner ou gamkatsu 3/0 a 5/0
    use camarão e pequenos filés de merluza uns 6cm +-
    ou camarão morto tbm é bom o 7 barbas ou o branco
  • PauloRoberto  - E p/ o robalo?
    Que tal usar o jumping jig, apoitado na foz dos rios baianos, para tentar o robalo???
  • Anônimo
    o melhor jeito seria a utilizaçao de pargueiras
  • gabriel  - isca
    gostaria de saber
    qual eh melhor isca para panha
    caçoes,pargos,pescad as, peixes de linha de fundo da agua salgada

    obrigado
  • Anônimo
    a sardinha é mto boa fisgue ela pelo olho com um anzol encastorado 7/0 para cação mas fisgue umas 3 ou 4 vezes para ele não escapar
    pargos e pescadas dá pra usar pequenos filés de merluza linguado e pampo ou xaréu
  • marcos alberto e silva  - duvidas
    Gostaria de saber quais tipos de peixe de agua doce ,o jumping jig mas eficiente.Se por exemplo pode ser utilizado para pesca de dourado.
  • Cebula  - O Jumping jig e os peixes de á
    Olá Marcos.

    O jumping Jig é mais usado paa pesca vertical no mar mas, algumas pessoas tem utilizado esta isca para pesca horizontal (arremessa e vem recolhendo) em pesqueiros para peixes como pacu e pintado.
    Abraços!
  • Anônimo
    nenhum talvez bagre mas eh mto improvavel
Escrever um comentario
Sesu detalhes:
comentario:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:D:angry::angry-red::evil::idea::love::x:no-comments::ooo::pirate::?::(:sleep::)
;);)):0
Security
Por favor coloque o codigo anti-spam que voce le na imagem.

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."