Lambari – Astyanax spp, Mimagoniates spp

Lambari

Lambari

Nome popular: Lambari
Nome científico: Astyanax spp, Mimagoniates spp.

Habitat: Em todo o Brasil, segundo estudos, existem mais de trezentas espécies de Lambaris, havendo portanto uma grande variação de cor e formato, porém o tamanho máximo encontrado , dificilmente passa de 20cm. Freqüenta rios , lagoas, represas, etc, sendo que se alimenta tanto de vegetais como de animais (insetos, minhocas, etc.). Pode ser considerado como um dos peixes mais pescados em todo o Brasil, pois além de muito saboroso, é também uma excelente isca para se pescar muitos peixes.

Técnicas de pesca: O Lambari pode ser pescado tanto com iscas artificiais, como com iscas naturais.

a) Iscas Artificiais: deve-se utilizar equipamento de ação ultraleve, composto por uma vara para linhas de 4 a 10Lbs, utilizando-se iscas muito pequenas, que exigem o auxílio de uma bóia de arremesso. A bóia deve ser arremessada de modo que ao ser recolhida continuamente faça com que a isca passe perto de onde os Lambaris estão concentrados. Pode-se utilizar até três iscas em um mesmo equipamento, fazendo com que o rendimento da pescaria aumente consideravelmente. Algumas iscas se assemelham à moscas, podendo também ser arremessadas com equipamento de fly número 3 à 6.

b) Iscas Naturais: deve-se utilizar uma vara de bambu ou telescópica com 2,10 a 5,0m de comprimento, linha de 0,16mm a 0,20mm de diâmetro uma pequena bóia do tipo pena, sendo facultativo o uso de chumbada. Procede-se arremessando a isca, observando o movimento da bóia provocado pelo peixe. As melhores iscas naturais são: minhocas, massas , pedaços de queijo, bicho do pão (Tenébrio Molitor) e bicho da laranja.

Dica: Com iscas naturais, deve-se ficar muito atento para a fisgada, pois a rapidez do Lambari faz com muitas iscas sejam roubadas.

Melhor época: Pode ser pescado durante todo o ano, sendo que no verão a sua incidência é maior.

Tamanho mínimo: Liberado.

 

Algumas fotos desse peixe:
{phocagallery view=category|categoryid=31|
imageid=0|limitstart=0|limitcount=6|
detail=0|displayname=1|displaydetail=0|displaydownload=0|float=center}
Clique aqui para ver todas as fotos deste peixe

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *