PR – Mandirituba – Pesqueiro Valle Verde

PR - Mandirituba - Pesqueiro Valle Verde-panoramica.jpg

Muita esportividade, Pintados e Dourados, ditam o tom neste belo pesqueiro a 40 Km de Curitiba.

Na sexta do dia 11, resolvi aproveitar à tarde para conhecer o pesqueiro Valle Verde, em Mandirituba.À cerca de 40 km de Curitiba, o lugar conta com uma boa estrutura, tendo tanques para pesque-pague como para pesca esportiva (pesque-solte) e, é esse último que fui testar.

Na modalidade de pesca esportiva, você paga uma taxa de diária que, em 11/01/2008 era de R$ 25,00, e pode ficar das 07h30min às 19h00min.Os peixes disponíveis nessa modalidade são os Pintados, Dourados, Matrinxãs, Piaus, Carpas, entre outros.

Chegando lá, fui me informar de como as coisas estavam, pois havia uma frente fria entrando e, no céu, já dava pra ver a formação de nuvens pesadas. A pressão estava em 1013hpa e a temperatura em 33 graus. Muito quente mesmo.

PR - Mandirituba - Pesqueiro Valle Verde-panoramica.jpg
Lugar bonito, com boa estrutura.

A atendente, muito simpática, me disse que “de manhã tava melhor… agora a tarde tinha piorado”. Perguntei sobre as iscas vivas usadas no lugar e ela informou que estavam usando o Jundiá (veja a foto).

PR - Mandirituba - Pesqueiro Valle Verde-piau.jpg

Jundiá usado para capturar o Pintado.

Peguei cinco jundiás e fui ver no que dava. Essa é a parte dura de ir pela primeira vez em um lugar. Você não conhece direito os costumes dos peixes e fica meio perdido. Aí não tem jeito: Tem que conversar com todo mundo para ver o que está dando certo.E foi isso que eu fiz. Aproveitei para conversar com um dos freqüentadores do lugar, o André que estava pescando com seu filho Bruno. Ele, pescando na modalidade de Fly e o bruno, com um molinete com E.V.A. Os resultados foram bastante bons, pois eles de longe, estavam dando uma surra nos outros poucos presentes no local.É do Andre essa foto com o Piau de 2 kg que, nas palavras dele, “foi o maior Piau que já peguei!”, exclamava, enquanto eu tirava a foto.

PR - Mandirituba - Pesqueiro Valle Verde-Andre_bruno_e_piau.jpg
Bruno e seu pai André com Piau de 2 Kg

Para mim, bastava tentar a sorte. Armei um molinete com linha vexter 0,33 e anzol 9/0, com um jundiá vivo, onde o anzol passava pela boca e saia pela guelra e cravava no flanco do bicho para que, ele pudesse nadar.Enquanto esperava, brincava com uma carretilha e iscas artificiais de superfície, meio e fundo, mas sem sucesso. Duas horas se passaram sem nenhuma ação, até que o molinete cantou com uma pegada forte. Depois de 10 minutos de briga, o belo pintado de 4 quilos se entregou. Meu primeiro pintado. Experiência interessante.

PR - Mandirituba - Pesqueiro Valle Verde-pintado.jpg
O belo pintado.

Pena eu estar sozinho e não ter conseguido tirar uma foto com o belo exemplar no colo antes de soltá-lo, mas deu para tirar uma foto dele, solamente 🙂

De tempos em tempos, um dourado dava uma cabeçada pra fora d água, só para lembrar o que poderia bater em seguida. Mas aí o tempo começou a fechar de vez e, resolvi ir embora, com a certeza de que tenho que voltar nesse pesqueiro em um dia mais propício.

Serviço:
Nome: Valle Verde
Modalidade: pesque-pague e Pesca esportiva(pesque e solte)
Fones:
(41) 9976-9220
Peixes: Pintado, Dourado, Matrinxã, Piau, Carpa entre outros
Preço: R$ 25,00 por pessoa na Pesca Esportiva (01/2008)
Localização: Veja Mapa abaixo
Latitude: 25°53’40.69″S
Longitude: 49°22’38.19″O

Mapa de como chegar, a partir de Curitiba
PR - Mandirituba - Pesqueiro Valle Verde-mapa.jpg

Visualização do Satélite(clique para aumentar):
PR - Mandirituba - Pesqueiro Valle Verde-satelite_b.jpg

    

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *