Como conservar iscas artificiais

Como conservar iscas artificiais-iscas_artificiais.jpg

Muitas iscas artificiais podem ser caras, outras raras, algumas simples ou até objetos de desejo. Veja nessa matéria como conservas esse equipamento.

Elas tanto acompanham os pescadores ao longo dos anos que, comparadas às naturais, podem proporcionar bastante economia. A coleção vira objeto de estimação e a caixa completa é indispensável para uma pescaria tranqüila, mesmo que não se tenha tempo para usá-las todas.

Como conservar iscas artificiais-iscas_artificiais.jpg 

Para conservar estas jóias, podemos adotar alguns peocedimentos básicos:

.1. Escolha bolsas ou caixas onde as iscas possam ser armazenadas individualmente. Não guarde iscas plásticas (soft-baits) de cores diferentes no mesmo compartimento, sob o risco de deixá-las manchadas.

.2. Após usar plugs ou iscas metálicas em água salgada, lave-as com água doce, secando antes de guardá-las. Arroz cru junto às iscas faz o mesmo efeito da sílica-gel, ou seja, absorve umidade e evita ferrugem. Garatéias e anzóis enferrujados, além de enfraquecer, podem manchar a pintura dos plugs.

.3. Evite misturar as “hardbaits” com iscas plásticas (softs baits) porque muitas delas têm sal na sua composição, provocando oxidação e conseqüente ferrugem das partes metálicas.

.4. As melhores iscas sao as mais usadas e atacadas pelos predadores. No caso de danos com pitões arrancados ou barbelas trincadas, uma cola de contato prolongará sua vida útil.

.5. Uma isca oca, quando perfurada, deve ser secada antes de ser conservada. a melhor forma de eliminar toda a água de seu interior é fazer um pequeno furo na parte posterior e girá-la presa a uma linha. Assim, a força centrífuga fará a  água ser expelida.

.6. As softs-baits (iscas plásticas de material macio) podem ser guardadas em embalagens herméticas. Nesse caso, adcionar algum líquido atrativo. Dessa forma, não ressecam e adquirem o sabor e o cheiro do produto.

.7. As soft-baits danificadas por peixes com dentes podem ser facilmente remendadas. Basta aquecer a ponta de uma lâmina, encostar no corte e fundi-las novamente.

.8. Evite usar iscas de madeira para pescar espécies com dentes. Caso isso ocorra, aplique verniz incolor após o uso para impermiabilizar novamente a isca. Se o dano for muito grande, vale um pintura nova.

.9. Regule o freio da carretilha ou molinete, certificando-se de que a tensão na linha não seja superior à carga para a qual a isca foi projetada. Dessa forma, você evita que o cobiçado peixe grande escape, arrebentando a isca.

.10. Nunca puxe com energia uma isca engatada. Uma vez solta, ela pode atingir o barco e se quebrar, ou pior, causar ferimento no pescador. 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *