Jumping Jig e o Assist Hook(anzol assistente)

Jumping Jig e o Assist Hook(anzol assistente)-assistHook.jpg

A grande sensação dos últimos anos, o jumping jig, trouxe uma nova forma de pescar e uma alta produtividade mesmo quando nenhum outro tipo de isca consegue bons resultados.

Por isso eles passaram a ser incorporados às caixas de pesca de todos os viciados em iscas artificiais. O interesse foi tão grande que logo surgiram muitas novidades.

Jumping Jig e o Assist Hook(anzol assistente)-assistHook.jpg

ACESSÓRIO FUNDAMENTAL:

O assist hook nada mais é do que um anzol preso a um fio que colocamos na argola superior da isca. Ele foi criado com a intenção de diminuir o número de fisgadas perdidas.Este acessório geralmente é posicionado próximo à cabeça da isca por ser o local de maior incidência de ataques.

Muitos pescadores, surpresos com o alto índice de eficiência do acessório, decidiram eliminar a garatéia traseira e utilizar apenas com o sopport hook. Tal medida, além de garantir excelentes fisgadas, diminuíram consideravelmente as chances da isca enroscar nas estruturas submersas.

 

A MELHOR OPÇÃO:

Para escolher o modelo que melhor se adapta à sua isca é preciso observar os seguintes itens: os materiais com os quais são construídos, modelos de anzóis e o comprimento das pernadas.

Em relação aos materiais, o mais adequado para as espécies com dentes é o arame de aço, aliás o único 100% garantido. Para pesca de peixes como enchova, sororoca, cavala e o peixe espadas cuja dentição é muito forte, os assist rook fabricados em diâmetro entre 0,9 mm e 1,2 mm são sufucientes.

Outro material bastante cotado é o Spectra, muito resistente e usado em coletes à prova de balas, mas de difícil montagem devido à sua textura. Já o Dacron, é de fácil manejo, porém desgasta com mais facilidade.

Em relação ao tamanho, calcule da seguinte forma: se for utilizado um assist simples, procure algum cujo comprimento seja próximo à metade da isca ou um pouco menor. Caso contrário, o acessório terá mobilidade demais se distanciando da isca, e assim dificultando a fisgada. Da mesma forma, tome cuidado para não usar um assist que tenha o fio muinto curto. A mobilidade é importante e permite que o anzol se movimente de
maneira correta na boca do peixe.

Quando usamos supports hook duplos ou dois simples é conveniente que um seja mais curto e fique próximo à metade da isca; e o outro mais lingo, com anzol maior, perto da parte inferior , para melhor performence na fisgada.

Os pescadores que visam recordes precisam ficar atentos. A IGFA ( International Game Fish Association ) lançou novas regras que entraram em vigor no dia primeiro de setembro deste ano, a pedido da JGFA ( Japan Game Fish Association ) graças à popularidade dos support hoks no mundo.

Segundo a entidade, o tamanho do fio do assist hook não deve ultrapassar o tamanho do corpo da isca. Um assist hook pode ser usado na parte inferior desde que o tamanho do fio seja o mesmo do anzol e podem ser usados dois assist hooks na argola da cabeça da isca e não em sua parte inferior.

Também devem ser levados em consideração os anzóis usados no acessório. Entre os modelos estão os de haste curta, como o stinger, desenhado especificamente para este uso. O seu formato especial facilita a fisgada.

Há outros modelos em que a farpa é feita na parte externa para evitar que o assist hook se enrosque na linha e no corpo da isca. Também para evitar que o anzol acabe prendendo no metal jig é muito importante escolher aqueles com gap ( cobertura entre a ponta do anzol e a aste ) maior que a largura da isca.

É preciso lembrar de usar um split ring ( argola ) ao invés de um snap, pois durante a briga é possível que alguma espécie, como a enchova, acabe mordendo a peça e acidentalmente consiga escapar levando a isca embora.

Seguindo estas pequenas dicas a sua próxima vez com jumping jigs poderá ser ainda mais produtiva. Aumente a performance nas pescarias de fundo escolhendo o assist hook adequado para sua isca.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *