Campeonato de pesca do Pintado

O texto abaixo foi gentilmente enviado pelo Sr. Edelar, proprietário do pesqueiro Valle Verde .

O 1º Campeonato de pesca em cativeiro, dos grandes pintados e dourados do Valle Verde, foi um sucesso, pela participação, pelo entusiasmo dos pescadores, pela disputa, pelos troféus, prêmios em dinheiro e material de pesca. Até o último instante, a disputa foi acirrada. Nosso agradecimento aos participantes, que souberam praticar a pesca esportista em alto grau de profissionalismo e uma verdadeira consciência ecológica. Parabéns, também, aos profissionais da PESCA DINÂMICA NA TV, que incansàvelmente propagam a pesca esportiva aos quatro cantos do País. Esta disputa começou dia 7 de maio e terminou em 30 de novembro de 2006. Este campeonato foi realizado no inverno, quando os peixes estão pouco ativos. Mesmo assim, tivemos uma ação diferenciada, conforme tamanho dos peixes:

 
Ação dos Pintados durante o Período e observação

 
Ação dos Dourados durante o Período e observação

Todo o pescador observa as fases da lua para programar suas pescarias. Será que hoje vou acertar! Será que as fases da lua influenciam realmente! Não acredito. Vou tentar assim mesmo.
Para ajudar a responder estas indagações, efetuamos uma análise com dados concretos obtidos durante o campeonato.
Foi possível montar um gráfico da ação dos peixes, que pré-sentem as mudanças que ocorrem na  natureza e agem de acordo com o que estão sentindo.
Este gráfico foi montado com base nas fichas que se anotava a data da pescaria e o peso do peixe. Comparamos a data da pescaria com o calendário, pinçando as fases da lua. O resultado aparece no gráfico abaixo.

 
Comparativo da lua com a ação dos peixes

Pelo gráfico, observa-se que, em sete meses de pescaria durante o inverno e parte da primavera, a melhor lua para pescaria foi a minguante, seguida da lua nova.
Existem outros fatores que influenciam na pescaria, quais sejam: temperatura da água, pressão atmosférica, técnica do pescador, iscas usadas e outras variáveis que possam influir. Isto não tira o mérito da análise, pois todas estas variáveis estavam interagindo ao mesmo tempo.
Portanto, a experiência prática de muitos pescadores acaba de ser comprovada com as informações contidas na ficha de inscrição do pescador do campeonato do Valle Verde. Esta é uma contribuição aos pescadores de pintado e dourado, graças ao campeonato realizado.
O próximo campeonato a ser realizado será de dezembro a abril. Teremos condições de repetir esta análise no período final da primavera e verão. Nossa expectativa é demonstrar se esta análise se repete e fechar um ano de estudos.

Os ganhadores do campeonato foram:

Grande Campeão: Rogério Buiar Filho – Pintado de 10,283 kg.

1º Colocado: Neuri Morais           – 49.517 pontos.
2º Colocado: Artur Celli Filho      – 46.725 pontos.
3º Colocado: Edenilson Pereira    – 34.469 pontos.
4º Colocado: Fábio R. Shuba        – 32.114 pontos
5º Colocado: Rodrigo Weidner     – 31.738 pontos.

O Valle Verde agradece os patrocinadores deste evento, que doaram os troféus e os equipamentos de pesca aos ganhadores. Estes colaboradores foram: Pesca Dinâmica na TV e Pesquito Sr. Reinold Barduish, Fishing House Sr. Arion.

Agradecemos, também, todos os freqüentadores de Valle Verde pela preferência que têm nos dado. Sabemos que:
Tudo depende de preferência
Neste mundo sem fronteiras
O Valle Verde abre suas porteira
E lhe acolhe e agradece com deferência.

Engenheiro Agrônomo Edelar Luiz Comparin
Proprietário do Valle Verde

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *