O jeito correto de transportar suas varas

Devemos dar especial atenção a nossas varas de pesca,  pois além de um investimento muitas vezes alto, elas são relativamente frágeis,  principalmente as de carbono ou grafite, que resistem bem aos esforços de flexão mas não suportam bem as batidas, seja pela sua própria estrutura, como também com relação às ponteiras e aos passadores. Viagens a destinos distantes e isolados, em pescarias de cinco ou mais dias, requerem que levemos varas de dimensões variadas, de leves à pesadas, para as mais diversas situações de pesca. Assim,  é muito comum que levemos conosco cinco ou mais varas, que devem ser acondicionadas com segurança para o transporte, evitando-se as surptesas desagradáveis ao se chegar ao destino.

Uma forma segura e simples de transportarmos as varas é dentro de tubos de PVC, que podemos montar com facilidade com materiais encontrados em casas de material de construção  ou mesmo comprá-los nas lojas de pesca, prontos, com capa de tecido e alça para facilitar o transporte. Há inclusive alguns tubos, que têm inclusive dimensão regulável, podendo acomodar varas de até 2,20m. Entretanto, os produtos de PVC revestido são bem mais em conta e este é um investimento que compensa pela proteção que oferece. Os tubos mais usados são os de dois metros, com diâmetros de 75 mm ou 100 mm.

Devemos obter dois pedaços de espuma de poliuretano mais densa,  cortados em círculo de diâmetro ligeiramente maior que o diâmetro do tubo e de cerca de quatro centímetros de espessura, para serem colocados no fundo e na tampa do tubo. Isto visa proteger as ponteiras das varas.  As varas devem ser colocadas nos tubos previamente presas entre si, de modo que entrem todas de uma vez e não fiquem soltas, chacoalhando dentro do tubo. Para isso, podemos usar outros pedaços de poliuretano, presos com fita crepe nas duas extremidades e no meio do molho de varas  ou aquele plástico de bolhas para embalagem, enrolado e fixado com fita ou velcro nesses locais. Veja as fotos abaixo:


Alguns materiais que disponíveis em casa


“Caps” de PVC com espuma ou esponja de limpeza circular

protetor de vara
Um lado vai colado e o outro serve de tampa.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *