Pesca em tempo frio

Com o inverno chegando, é muito comum  ouvir amigos comentarem que com frio não dá pra pescar. Ledo engano! Confira nessa matéria alguns truques para aproveitar a pescaria durante o inverno ou pescar durante períodos de frio.

No inverno, com a redução da temperatura do ambiente e, conseqüentemente das águas, os peixes acabam diminuindo sua atividade. Como a temperatura é um fator determinante para o metabolismo dos peixes, a sua queda faz com eles comam e nadem menos. Isso, entretanto, não quer dizer que as pescarias nos meses frios fiquem comprometidas. É exatamente nesse momento que o pescador deve colocar em prática o seu conhecimento sobre as espécies – inclusive hábitos – que pretende capturar, e montar a sua estratégia de pesca. Uma pergunta fundamental que o pescador deve saber responder durante todo o tempo é: onde está o peixe agora? Em condições de clima frio, eles buscam melhores condições de temperatura se deslocando para as regiões mais profundas dos rios e lagos.

Com isso, já se tem um dado importante: iscas artificiais de fundo funcionam melhor nos dias frios.

Trabalhando com a nossa estratégia de pesca, deve-se lembrar que se o peixe está menos ativo, ele não estará disposto a muitos esforços para capturar suas presas. Portanto, iscas artificiais trabalhadas de forma mais lenta, e que representem presas mais fáceis, trazem melhores resultados em dias frios.

Além disso, existem pescarias típicas de inverno ou tempo mais frio. Um exemplo são as pescas da bicuda e da anchova, praticadas principalmente nas épocas mais frias e durante à noite, partindo de santa catarina (são francisco do sul, itapoá, etc) e indo até as illhas da região.

E você? Você tem alguma dica para pescar em dias frios? Compartilhe conosco!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *