Relação do clima com a pescaria

Qual a relação do tempo com sua pescaria? Total. Veja nessa matéria como considerar o clima na sua próxima pescaria.

Conferir as condições do tempo antes de sair para uma pescaria é sempre uma boa idéia. Tirando o fator sorte, esses são detalhes importantes que podem dar uma idéia de como será seu dia de pesca. Mas e se você já está lá no meio do rio, como vai saber como o tempo pode ficar? Como o tempo pode influenciar sua pescaria.
Existem algumas técnicas simples que você pode usar para fazer suas próprias previsões de tempo e de como vai ser a pescaria com uma certa precisão.

O Céu e a Nuvens
Hoje temos como saber com uma boa precisão como vão ser as condições climáticas para vários dias. Ao planejar sua pescaria é bom dar uma conferida na previsão do tempo e para isso existem vários sites que podem dar essas informações.
Mas se você já esta na beira do rio, o que você pode fazer? Dar uma olhada no céu antes de sair é sempre bom! Aprendemos a interpretar as formação de nuvens, suas cores, ventos e cor do céu desde pequenos e agora vamos melhorar ainda mais essa nossa percepção.
A própria cor do céu do já pode dar algumas dicas:

Azul bem claro> Sinal de tempo bom.
 
Azul escuro com poucas ou nenhuma nuvem:  Sinal de ventos.
 

As nuvens e suas formas também:

Cumulus: contornos bem definidos, base entre 700 e 1.500 m, assemelham-se a couve-flor; máxima freqüência sobre a terra de dia e sobre a água de noite. Podem acabar apresentando chuvas em forma de pancadas. Mas é sinal de bom tempo.

Cumulonimbus: nuvem de trovoada; base entre 700 e 1.500 m, com topos chegando a 24 e 35 km de altura, sendo a média entre 9 e 12 km; são formadas por gotas d’água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo. Caracterizadas pela “bigorna”: o topo apresenta expansão horizontal devido aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro.

Nimbostratus: aspecto amorfo, base difusa e baixa, muito espessa, escura ou cinzenta; produz chuva intermitente e mais ou menos intensa.

Stratus: muito baixas, em camadas uniformes e suaves, cor cinza; coladas à superfície é o nevoeiro; apresenta topo uniforme (ar estável) e pode produzir chuvisco (garoa).

Altostratus: camadas cinzentas ou azuladas, são compostas de gotículas superesfriadas e cristais de gelo; dão origem à chuva leve e contínua.

Altocumulus: lençol ou camada de nuvens brancas ou cinzentas, tendo geralmente sombras próprias. Constituem o chamado “céu encarneirado”.

Cirrus: aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante. Lembram rabos de cavalo. Ficam a 8 mil metros de altitude, numa temperatura a 0º C. Por isso são constituídas de microscópicos cristais de gelo.

Pressão Atmosférica e Temperatura
Conferir a pressão atmosférica também é de grande ajuda para fazer suas previsões e alem disso, ela tem grande influencia no comportamento dos peixes.
Para isso é necessário ter um barômetro, é com ele que vamos poder fazer as medidas da pressão atmosférica.

A pressão média da atmosfera ao nível do mar é de 101,325 KPa ou 1013,25 mb ou 760 mmHg (a média varia de acordo com sua altitude acima ou abaixo do nível do mar) e o intervalo usual de variação vai de 970 mb a 1050 mb.
Os peixes são muito sensíveis a esse fator, a pressão atmosférica ideal para uma boa pescaria em torno de 1015mb. O valor medido pode variar com tempo e é normal durante o dia esse valor ficar mudando, mas se ele sofrer grandes variações em curtos espaços de tempo os peixes deixam de se alimentar e que pode acabar com a nossa pescaria.
Com o barômetro também podemos ter uma noção de quando está para chover, pois com pressões muito baixas é chuva na certa e pressões muito altas é tempo bom garantido. Mas, como foi dito antes, as variação desse valor da pressão é que acaba sendo mais importante e preciso para se fazer a previsão. Para fazer previsões ainda melhores seria bom ter um termômetro. Assim podemos conferir a variação desses dois fatores. Na tabela abaixa temos a relação entre esses dois instrumentos e sua provável interpretação.

Barômetro Termômetro Previsão

Subindo

Subindo Tempo bom com ventos quentes e secos
Subindo Parado Tempo bom com ventos frescos
Subindo Baixando Tempo bom
Parado Subindo Tempo mudando para bom
Parado Parado Tempo instável com ventos variáveis
Parado Baixando Chuva provável
Baixando Subindo Tempo instável, aproximação de frente
Baixando Parado Frente quente com prováveis chuvas e vento
Baixando Baixando Chuvas e ventos fortes.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *