Ilhas Costeiras do Paraná

Ilha Bom Abrigo

Ilha Bom Abrigo

Fora da Baía de Paranaguá, podemos vislumbrar algumas belas e inabitadas ilhas oceânicas. Mais conhecidas pela turma da pesca, possuem um beleza muito particular. São criadouros para uma grande variedade de pássaros marinhos que têm ali um local abrigado e longe de predadores.
Apresentaremos a seguir as 6 ilhas que o navegante pode encontrar ao longo da costa paranaense, com uma breve descritivo de abrigo e de sua natureza…

Localizações (Posição GPS) 

1 – Itacolomis
S 25 50,471    W 48 24,638

2 – Currais
S 25 44,098    W 48 21,752

3 – Figueira
S 25 21,384    W 48 02,103
 
4 – Castilho
S 25 16,394    W 47 57,573

5 – Cambriú
S 25 10,028    W 47 54,550

6 – Bom Abrigo
S 25 07,123    W 47 51,663

 

Ilhas de Itacolomis

Características da Ilha:
Consiste de duas grandes pedras que afloram, com algumas pedras menores submersas e duas lajes nos arredores. Não é possível desembarcar. Não possui nenhuma área abrigada contra ondas e ventos. Fica quase em frente à entrada da barra da Baía de Guaratuba, a cerca de 7,3 milhas.
 

Ilha de Currais

Características da Ilha:
Composta por 3 pequenas ilhas : a primeira apenas um pico de pedra alto sem vegetação, a segunda um pouco mais baixa e a terceira, bem maior,  apresenta vegetação apenas em seu cume. Cuidar com uma laje até 300 m de seu lado oeste, de frente para a costa. Local repleto de aves que ali fazem sua nidificação. Não é possível desembarcar. Evite passar entre elas pois há muitas pedras submersas. Abrigo precário contra ondas e ventos. Fica a meio caminho entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a cerca de 6,2 milhas da costa.
 

Ilha da Figueira

Características da Ilha:
Certamente esta é a mais bela ilha da costa paranaense. Possui altos paredões de pedras vulcânicas que saltam das águas, bem como frondosas árvores e muitas aves que ali fazem sua nidificação. No lado norte há uma enorme gruta. Não é possível desembarcar. Abrigo precário contra ondas e ventos. Fica quase no través da barra de Ararapira no nordeste da Ilha de Superagui  e cerca de 4,3 milhas da costa..
 

Ilha do Castilho

Características da Ilha:
Curiosamente observa-se de longe uma formação rochosa no alto da ilha que lembra um castelo, provavelmente daí originando o seu nome. Ela possui apenas uma vegetação rasteira e é relativamente plana.  Não é possível desembarcar. Abrigo precário contra ondas e ventos. Fica no través da vila do Marujá ao sul da Ilha do Cardoso, a cerca de 4,2 milhas da costa.
 

Ilha de Cambriú

Características da Ilha:
Esta ilha encontra-se bem próxima do leste da Ilha do Cardoso ( 0,3 milha ). Possui uma grande cobertura de mata atlântica acolhendo variada fauna. No seu lado oeste há um grande baixio. Abrigo precário contra ondas e ventos.
 

Ilha do Bom Abrigo

Características da Ilha:
A mais famosa Ilha de nossa costa para os navegantes, possui como o nome sugere um bom local para abrigar-se do mau tempo em uma pequena enseada localizada em seu lado oeste. Ali encontram-se muitos barcos de pesca da região que pernoitam no local.  Caso necessário, você pode comprar diesel com este pessoal. Há um farol de alcance de 23 milhas em seu cume.Tem bom fundo de areia para ancoragem. Possui cobertura de mata atlântica alternada com gramíneas e fauna abundante. No lado norte há um rio de águas limpas e bem próximo dele há uma antiga estação baleeira com a sua infra-estrutura já tomada pela mata muito interessante de visitar-se. Fica a 4 milhas da barra de Cananéia e a 1,7 milha do nordeste da Ilha do Cardoso.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *