As épocas de defeso

Saiba mais sobre o perído de fechamento dos rios para a pesca.

SOBRE A ÉPOCA DO DEFESO 

Antonio Carlos Simões, Centro de Comunicação do Instituto de Pesca, www.pesca.sp.gov.br, novembro 2011

Defeso é a paralisação obrigatória da pesca sobre um determinado recurso pesqueiro. O que acontece é que as espécies de real valor comercial estão, em sua grande maioria, em declínio. A situação é preocupante porque existe excesso de captura, isto é, a pesca de certas espécies está “sobre-explorada”. Para não se chegar a um colapso da pesca, as épocas de defeso foram estipuladas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis, www.ibama.gov.br

Nesta época do ano principalmente, o Instituto de Pesca é muito procurado para informar sobre defeso. A respeito desse assunto, consulte o site do Instituto, www.pesca.sp.gov.br, item “Textos Técnicos”, que traz importantes informações sobre o período do defeso em águas continentais, incluindo diferentes métodos e aparelhos de pesca permitidos na pescaria realizada em reservatórios ou em rios; locais, métodos e aparelhos de pesca proibidos; peixes cuja captura é permitida; limite (kg) de captura e transporte permitido etc. Ao final, a orientação é sobre defeso em águas marinhas.

O Instituto de Pesca é vinculado à Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Fonte: http://www.pesca.sp.gov.br/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *