A Pesca embarcada: Enjôo e prevenção Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 46
PiorMelhor 
Escrito por Luciano Cebula   

Pescar embarcado é ótimo, a não ser que você seja do tipo que constuma enjoar. Se você sofre do chamado "mal do mar" ou, se está inseguro em aceitar aquele convite de seu amigo de pesca, para uma aventura no mar, leia nosso especial com dicas para encarar o desafio e sair-se bem...

Por: Flávio Zabala 

A pesca embarcada, no meu ponto de vista, é uma das coisas que todos os seres humanos devem fazer pelo menos uma vez na vida. Isso mesmo: pelo menos uma vez.
Quando se fala de pesca embarcada em mar, sempre você houve: “e não passa mal?” ou “nossa!! nunca mais na vida”, “eu já fui, e nunca passei tanto mal na minha vida”. Bom, quando tem esse tipo de comentário, geralmente, ninguém comenta sobre as latinhas de cerveja ou a feijoada do dia anterior. Os excessos em uma pescaria embarcada seja ela em baía, rio ou mar aberto, devem ser evitados principalmente se você é um marinheiro de primeira viagem, pois passar mal em mar aberto não é nada agradável e pode até ser traumatizante.
Por este motivo, resolvi escrever estas poucas linhas e comentar o que pode ser realizado para amenizar ou até evitar o enjôo ou mal estar.
Por que as pessoas "mareiam"? Essa é a pergunta correta... Algumas pessoas são mais suscetíveis ao enjôo.

Como sei se sou uma dessas pessoas?
Bom! O primeiro passo é fácil. Se você lê quando esta com o carro ou ônibus em movimento, e não sente nenhuma sensação desagradável, isso já é um começo.
O enjôo acontece quando os olhos dizem ao cérebro que estamos parados, mas o estômago e os ouvidos dizem que estamos nos movimentando, isto é igual a um curto circuito nos miolos!!! Portanto, se você olha para o barco, os olhos dizem que você está parado, mas o estômago e o labirinto do ouvido continuam a se mexer.
Para não enjoar, movimente-se, olhe para tudo e observe o movimento acompanhando e entendendo, ou seja, explique para a sua cabeça que existe um movimento. Ninguém enjoa nadando, pois o corpo e o cérebro sabem que estão todos balançando.

{mosimage}
Ficar a vista em um ponto do horizonte ajuda a eviar o enjôo no mar.

Para que você, marinheiro de primeira viagem, tenha sucesso aí vão algumas dicas:

- Evite comidas gordurosas, no mínimo 12 horas antes de embarcar, suspenda o mocotó e a costela, alimente se de grelhados e saladas e abuse das frutas, evite a banana que é acida e pesada e pode ser um estopim para iniciar o seu mal estar.

- Beba muita água para hidratar o seu corpo.
Se puder, não beba nada que tenha álcool até ter certeza que você não irá passar mal.

- Em sua primeira pescaria, evite pescar embarcado à noite em mar aberto. Caso isso seja inevitável, tente ficar em águas bem abrigadas.

- Tome um bom café da manha sem exageros, lembre-se: evite gorduras. O café ideal seria chá (de preferência preto), torradas e/ou biscoitos (tipo água e sal) com geléia. Estomago vazio e barco não combina muito bem.

- Leve sempre biscoitos água e sal e, sempre que puder, de uma paradinha e coma um ou dois biscoitos (não os recheados, pois o recheio é gordura vegetal hidrogenada).

- Evite lugares com cheiro forte como o de óleo diesel, e  fique longe do banheiro.

Outro momento crucial é a hora de colocar a isca, ou pior, montar o chicote no barco. Sempre leve toda a tralha de pesca já pronta ou quase pronta. Lembre-se de NÃO olhar para um ponto fixo dentro do barco. Sempre olhe o horizonte para mostrar ao cérebro que sim, existe movimento, Os pontos fixos fora do barco são excelentes, ilhas, costa ou até embarcações próximas são uma boa referencia.

Existem vários remédios para evitar o enjôo ou até para controlá-lo, mas me reservo o direito de não mencionar nenhum por não ser medico. Caso você queira se medicar, sugiro consultar um.

Espero que essas dicas ajudem vocês pescadores a evitar o enjôo. Acredito eu, que apenas dez por cento dos seres humanos tenha problemas com enjôo devido à pesca embarcada. O resto se deve a excessos. Se não, não haveria tantos barcos e pescadores que te convidam para realizar essa aventura.

Garanto a vocês que a pesca embarcada é um contato e um momento único seu com a natureza e seus amigos. Seja ela em baía, mar aberto ou em alto mar, cada uma delas tem sua beleza e seus peixes, mas apenas quem já esteve no mar azul, sabe o que é um aquário natural.

Lembre se:
“Existem três tipos de pessoas: o vivo, o morto e o mareado” - Anarcarsus, 600 a.C.

comentarios (119)
  • kleber  - enjoo
    Passei na farmácia e compre stugerom 75 ml, tome 30 minutos antes de ir pescar...resolvido
  • kleber  - enjoo
    Passei na farmácia e compre stugerom 75 ml, tome 30 minutos antes de ir pescar...resolvido
  • paulo  - remédio para pescar no mar
    :evil: meclin é bom evita mesmo o enjôo, aonde consigo vou pescar sabado no mar ja fui outras vezes e enjoei
  • paulo  - remédio para pescar no mar
    :evil: meclin é bom evita mesmo o enjôo, aonde consigo vou pescar sabado no mar ja fui outras vezes e enjoei
  • Rodrigo Lopes  - Quem tem ANERON
    Queria comprar este Aneron, gostaria de saber quem tem e qual valor?

    Abraços.
  • Rodrigo Lopes  - Quem tem ANERON
    Queria comprar este Aneron, gostaria de saber quem tem e qual valor?

    Abraços.
  • Rodrigo Lopes  - Quem tem ANERON
    Queria comprar este Aneron, gostaria de saber quem tem e qual valor?

    Abraços.
  • Rafael  - Pescaria mar
    1 limão , 1 dramin , azeitona e muita cerveja kkk :
  • Anônimo
    1 limão , 1 dramin , azeitona e muita cerveja kkk
  • mauricio  - aneron
    Eu tenho ANERON para vender , caso alguém queira , mande email .

    mau_shima@hotmai l.com
Escrever um comentario
Sesu detalhes:
comentario:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:D:angry::angry-red::evil::idea::love::x:no-comments::ooo::pirate::?::(:sleep::)
;);)):0
Security
Por favor coloque o codigo anti-spam que voce le na imagem.

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."