Especial Pesca da Traíra Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 38
PiorMelhor 
Escrito por Luciano Cebula   

Neste especial, o especialista em traíras Carlos Thadeu dos Santos, já conhecido dos fóruns aqui do Peska, como "Carlão", compartilha com a gente um pouco de sua experiência e dicas sobre as famosas "Bocudas"

 

Por Carlos Thadeu dos Santos ("Carlão")

Para se fazer uma boa pescaria, precisa-se primeiramente conhecer os hábitos do peixe o qual você pretende pescar, assim sendo vamos começar a conhecer os hábitos de um peixe muito esportivo e muito procurado.

A traíra é conhecida em outras regiões também como lobó.

traíra, nome científico (Hoplias Malabarícus), Dogfish.
{mosimage}A traíra é um peixe predador, assim sendo ela se alimenta de outros peixes, como lambaris, tilápias, etc.. E como um bom predador, vai atacar com certeza, tudo que se mover próximo a ela, isso inclui: insetos, rãs, salamandras e outros.

A traíra não tem um horário muito definido para se alimentar, e por isso existem relatos de traíras que são capturadas em linhas de espera ( linha de mão, catueiros, etc...) durante a noite,assim como na modalidade de pesca esportiva durante o período diurno. Sabemos o quanto elas se mantém ativas e sempre caçando.
 A traíra possui uma estrutura óssea muito forte em sua cabeça e esse também é um dos motivos da dificuldade de fisgá-las.

A traíra vai atacar qualquer tipo de isca, como plugs, jigs, spiners, zaras, frogs, etc... A isca só precisa ser bem trabalhada, para imitar o máximo possível o nado de um peixe ou, de um frog; Se fizer barulho na água (como os popers) melhor ainda.

Mas, uma vez que ela é fisgada, ela começa então uma luta para escapar. Isso inclui tentar ir para estruturas, dar saltos girando muito rapidamente, etc. Por isso, sempre que fisgada, a linha deve ser recolhida o mais rápido possível e sem afrouxá-la.

A dificuldade de saber a hora da recolhida ou da fisgada
Você precisa saber o seguinte: quando a traíra dá a bocada, ela pega a isca de qualquer jeito. Se nessa hora você já tenta fisgar, fica fácil de você mesmo tirar a isca da boca dela. Assim, é preciso dar um tempinho a mais depois que ela ataca, porque ela vai arrumar a isca na boca para tentar engolir. E outro macete é você dar pequenos e leves toques de vara, que vai fazer com que ela pense que a isca está viva ou mexendo-se dentro da boca dela, e aí ela aperta a isca pra valer mesmo!

Outro item importante para uma fisgada eficiente é o material adequado, sempre use uma vara de ação média, ou de ação rápida. Isso ajuda muito com certeza! Um empate de aço flexível também é preciso, para evitar que ela corte a linha, pois possui dentes afiados e que cortam com muita facilidade. Quando isso acontece, ela leva sua isca e com certeza vai morrer sem conseguir se alimentar.

Nem sempre atacam por estarem com fome, elas também atacam depois que desovam, em um período em que estão cuidando dos alevinos, e também atacam se provocadas.
Obs: muito cuidado ao retirá-la do anzol! Use sempre um alicate para evitar acidentes, pois ela pode morder mesmo fora {mosimage}da água!

A traíra gosta de lugares com muita vegetação onde ela se aproveita da sua cor para camuflar-se e para surpreender sua presa, por isso as iscas anti-enrosco são uma ótima opção para capturá-las, principalmente as de superfície, se a temperatura da água estiver quente.
Se a água não estiver quente procure usar iscas de meia água ou de fundo, com certeza terá bons resultados.
No mês de desova, é melhor evitar a pesca das traíras, isto se dá entre setembro e novembro, apesar de algumas já terem desovado elas precisam ficar mais um tempo, onde elas cuidam dos seus alevinos, portanto o ideal é que se inicie a pesca
das traíras de dezembro em diante.

Obs: A medida mínima para a pesca de traíra é de 35 cm nunca menor que isso. Se respeitarmos as medidas que são fornecidas pelo IBAMA, sempre teremos bons peixes para o nosso lazer.

comentarios (105)
  • giovanna2  - traira
    ai so[code] de olhar para a traira ja mim da meeedo
  • RODRIGO HUMBERTO
    rodrigo.humberto@ ;bretas.com.br
  • RODRIGO HUMBERTO
    descupe pessoal é rodrigo.humberto@ ;bretas.com.br
  • RODRIGO HUMBERTO
    ALGUEM AI SABE COMO SE ULTILIZA RAIO DE BICICLETAS OU ASTES DE GUARDA CHUVA PARA SE PESCAR TRAIRAO , SE SIM POR FAVOR ME ENVIEM NESTE EMAIO rodrigo.humberto@ ;bretas.com.br
  • Roberto  - Tamanho da Traíra
    Estava lendo o site e fala que a traíra tem que ter 35cm!!!! Eu ja vi de 30, mas não maior que isso-
    Enfim -Gosto de pescar mas , não quero prejudicar
    a lagoinha que tem aqui perto de casa- Ja sei a época de defeso e gostaria de saber se posso pegar as de 20cm-Sempre q pego menor que isso eu devolvo.
    obrigado
  • pedro saulo
    parabens a todos nós pescadores.melhor q uma traíra é somente o café q se toma na beira do rio.obrigado a todas informacoes sobre a pesca da traira.se alguem puder falar mais sobre a pesca com boleio manual favor informar.
  • tiago  - trairas
    peguei varias trairas usando isca de meia agua ,peixes laranjados com prata e verde limão parecem ser as preferidas;ja se for na espera consegui pegar umas com minhocosul e grilo,boa pescaria a todos
  • claudinei  - pesca taraira
    esse lugar ai no umbara q vc falo tem q paga pra pesca e fica onde ai?abraço
  • Anônimo
    cara tem um lugar mo ganchinho aqui no umbara tem cada trira que da gosto
Escrever um comentario
Sesu detalhes:
comentario:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:D:angry::angry-red::evil::idea::love::x:no-comments::ooo::pirate::?::(:sleep::)
;);)):0
Security
Por favor coloque o codigo anti-spam que voce le na imagem.

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."