Bagre-bandeira (Bagre marinus) Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 9
PiorMelhor 
Escrito por Luciano Cebula   

 

Nome popular: Bagre-bandeira Nome científico: Bagre marinus.
Habitat: Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul).

Saiba mais: Peixe de couro. Freqüenta as praias, estuários, manguezais, foz de rios e entram na água doce para desovar. Não é encontrado em águas muito profundas, em geral até 50m. Normalmente forma grupos de cinco a cem indivíduos. Alimenta-se de pequenos peixes e animais bentônicos. Após a desova, os machos incubam os ovos na boca. É um peixe de hábito crepuscular e noturno, mas, nas águas turvas, é possível capturá-lo durante o dia. Tem certa importância comercial, principalmente na região Sudeste. Os grandes exemplares são capturados pela pesca esportiva, na modalidade de arremesso.

Equipamento e isca: Equipamentos médio e médio/pesado. As linhas mais utilizadas são as de 8 a 25 libras, com anzóis de nº 1/0 a 6/0. iscas naturais, como sardinha, camarões, lulas e moréias dos manguezais são as preferidas. Não se tem informações sobre pesca com iscas artificiais.

Dica: É preciso cuidado ao manusear esse peixe. Os ferrões injetam substâncias tóxicas, que, dependendo da sensibilidade da pessoa, podem causar forte dor no local, inchaço e até febre.

 

Algumas fotos desse peixe:


Clique aqui para ver todas as fotos deste peixe

comentarios (17)
  • Ronaldo dos Reis Gurgel  - Ceva para piau

    Bom
    dia camaradas pescadores, gostaria de saber o seguinte: Vou fazer uma ceva para piau em um local e eles estão a 8km rio a baixo. Pergunto será que eles vão subir o rio até a ceva? E em quantos dias?
    Obrigado e um abraço do amigo Ronaldo Capa Égua.
  • Ronaldo dos Reis Gurgel  - Isca de sabão de côco
    Adorei a ceva para pegar bagres com sabão de cõco,
    sabão em póe amaciante foi demais kkkkkkkkkkkkk, boa muito boa!
  • evelen  - perguntassssssssssssssssssssssssssssssss :)
    quantos filhotes eles tem :x :x :x :x
  • mauro jorge de melo lobo  - peixes
    gostaria muito de saber se o bagre pode ser criado junto com a pirarara e o pintado.obrigado pelo espaço e 1 bom final de domingo para todos os amigos de pesca.
  • cupido  - isca
    o sabão de coco é uma excelente isca para todos os tipos de bagres, fica melhor esquentando ele com om pacote de coco ralado, na hora que vc for pesca seve o lugar com sabão em pó e um pouco de amaciante e pronto, rsrsrs mentira rsrsr só o sabão com coco ralado muito bom.
  • Charles  - BAGRE
    Estamos pegando muitos bagres usando como isca a própria ova do bicho, uma só por anzol, de preferência 6/0 japonês, peguei um de 22kg aqui em tramandaí - RS, mas claro, do dia 15/12 a 15/02 é proíbido, mas o que vale mesmo é o esporte, um abraço e boa pescaria !
  • Matheus  - bagre
    eu pesco em uma ilha , e tem muitos brages ,e , eu queria saber se é possivel comer o bagre , por que falam que ele é sujo e tem substancias toxico e num pode comer.
    é possivel comer sim ou não ?
  • lima  - bagre
    você está perdendo um dos melhores sabores de peixe, o mesmo pode sim ser comido e de duas formas cozido ou torrado, aproveite!!!
  • julio  - e bom vc limpa ele com limao e deixar de molho por
    e bom vc limpa ele com limao e deixar de molho por 15 minutos fica delicia abraços

  • antonio reginaldo criscuolo  - mitos sobre o bagre
    ola pessoal,muitas pessoas falam das coisas que pensam, mas nem sempre é a realidade , esclarecendo sobre a mucosa dos peixes ,e como as pessoas se faz nojo dela, e ainda como tacham os peixes de couro, por ser mais presentes, não estão vendo que aquilo é uma forma de defesa, pois eles não tem escamas para proteger sua pele, mas vale lembrar que todos os peixes de escamas tambem tem mucosas, mas de forma inferior. se vcs begarem uma piracanjuba, então nunca mais iriam comer peixe de escama?, pegue um bagre cabeçudo, retire seu couro, corte em cubos de mais ou menos 4 cm quadrado, tempere a gosto e passe na farinha de trigo com um pouco de pó royal e frite em oleo bem quente,depois vcs vão falar do bagre; abraço
  • luis carlos silva  - re: desova artificial de jundia para cativeiro
    luis carlos silva Escreveu:
    ola como posso fazer desova artificial de peixe jundia em cativeiro para criaçaõ em lago.

    moro em Piraquara no parana comprei 150 jundia em santa catarina eram pequenos tinham +ou-10gr.
    apos 8 meses em cativeiro tratando com raçaõ de peixe estaõ com quase dois kilos por este motivo busco meios artificial para desova.
    obrigodo,agardo retorno.
  • luis carlos silva  - desova artificial de jundia para cativeiro
    ola como posso fazer desova artificial de peixe jundia em cativeiro para criaçaõ em lago.

    moro em Piraquara no parana comprei 150 jundia em santa catarina eram pequenos tinham +ou-10gr.
    apos 8 meses em cativeiro tratando com raçaõ de peixe estaõ com quase dois kilos por este motivo busco meios artificial para desova.
    obrigodo,agardo retorno.
Escrever um comentario
Sesu detalhes:
comentario:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:D:angry::angry-red::evil::idea::love::x:no-comments::ooo::pirate::?::(:sleep::)
;);)):0

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."