Armau ou Abotoado - Pterodoras granulosus Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 7
PiorMelhor 
Escrito por Luciano Cebula   

Armau ou Abotoado

Nome popular: Armau ou abotoado
Nome científico: Pterodoras granulosus

Habitat: Vive em rios nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e freqüenta poços de grande profundidade onde rastreia o fundo atrás de comida, podendo atingir até 70cm de comprimento e 7Kg de peso.

Como pescar: É muito comum se capturar Armaus quando se está pescando Jaú, já que ambos freqüentam os mesmos locais, sendo que o Armau, muitas vezes, serve de alimento para o Jaú. Porém, se o pescador partir em busca apenas do Armau, ele deve utilizar equipamento médio/pesado, composto por vara para linhas de 12 a 30 Lbs, carretilha ou molinete com capacidade para armazenar até 100m de linha com 0,50mm de diâmetro e anzóis tipo maruseigo de tamanho 6/0 a 8/0. Deve-se utilizar chumbada suficiente para que a isca venha a tocar o fundo. Procede-se ancorando o barco próximo ao poço, a uma distância que faça com que a isca, ao ser arremessada, fique na parte mais profunda do rio. As melhores iscas são os minhocuçus, tuviras e pedaços de peixe.

Dica: Será comum a ocorrência de Jaús nesta pescaria, portanto leve um galão que flutue e amarre-o na ponta da corda da âncora que estiver amarrada ao barco, deixando um laço fácil de ser desfeito. Caso o peixe pareça muito maior que um Armau, desamarre o barco, deixando a âncora sinalizada e vá com o barco atrás do peixe , pois o material acima descrito serve apenas para os Armaus ficando muito leve para os Jaús.

Melhor época: Pode ser capturado durante todo o ano respeitando, logicamente, as épocas de reprodução.

Tamanho Mínimo: 35cm

 

Algumas fotos desse peixe:

Abotoado - 8 kg
Abotoado - 1,5 ...
Armado - 6 kg
Armau - 4 kg
Armau - 5 kg

Clique aqui para ver todas as fotos deste peixe

comentarios (5)
  • marlon maracaju  - armau
    e eu peguei um aki no rio brilhante antiga saida para campo grande deivia ter umas 200 gramas m assustei pois n sabia q peixe q era devido aos espinhos
  • jader neto
    gostaria sber qual a melhor isca para pega abutuado no rio maranhao porquer tentei pesca com minhocusu e so peguei mandi espero pela a resposta urgenti :pirate:
  • Anônimo
    seu nome científico é: porquilus suginhus imundus...
  • RODRIGO R. FELIPE  - informaçao
    Pesco com frequencia no rio crixa - açu -go e tenho capturado principalmente na epoca da seca em cevas um peixe muito parecido c o abotoado , embora com coloraçao bem negra e sua boca totalmente para baixo ; lembrando a boca da comimba ! Na regiao e conhecido como peixe porco e gostaria de saber seu nome cientifico ! Meu muito obrigado ! RODRIGO
  • pedro alessandro  - armau
    :evil: :0 :ooo: :( aki na regiao de navirai no ms peguei um armau de 8.o kilos no rio amambai
Escrever um comentario
Sesu detalhes:
comentario:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:D:angry::angry-red::evil::idea::love::x:no-comments::ooo::pirate::?::(:sleep::)
;);)):0
Security
Por favor coloque o codigo anti-spam que voce le na imagem.

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."