Pirapitinga ou caranha - Piaractus brachypomus Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 10
PiorMelhor 
Escrito por Luciano Cebula   

pirapitinga ou caranha 

Nome popular: Pirapitinga Nome científico: Piaractus brachypomus.
Habitat: Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.

Saiba mais: Peixe de escamas. Espécie herbívora, com tendência a frugívora. Permanece nos rios durante a época de seca e entra nos lagos, lagoas e matas inundadas durante as cheias, onde é comum encontrá-la debaixo das árvores se alimentando dos frutos ou sementes que caem na água. É importante nas pescarias comerciais e na pesca esportiva.

Equipamento e isca: Os equipamentos mais recomendados são do tipo médio/pesado e pesado para os grandes exemplares. As linhas devem ser de 17, 20, 25 e 30 libras. Deve-se usar empates curtos, por causa dos dentes e da boca pequena da Pirapitinga. Os anzóis devem variar dos nº 2/0 a 8/0. As iscas devem ser frutos/sementes da região, as preferidas pela espécie, e minhocuçu.

Dica: A pesca com anzol é mais fácil quando o peixe está batendo. A isca de minhocuçu, por exemplo, deve ser arremessada na batida do peixe.

Algumas fotos desse peixe:


Clique aqui para ver todas as fotos deste peixe

comentarios (12)
  • graziela bento tavares  - Pirapetinga
    Eu moro numa cidade chamada PIRAPETINGA-Mg!! :D :D :x
  • graziela bento tavares  - Pirapetinga
    Eu moro numa cidade chamada PIRAPETINGA-Mg!! :D :D :x
  • devan carlos  - caranha do rio santa tereza em porangatu go
    ja pesquei uma caranha aqui no rio santa tereza no municipio de porangatu com 18 quilos. Aqui na região é comum pegar caranha ou pirapitinga com 12 quilos, em outro rio aqui da região em minaçú go lá no rio cana brava peguei duas caranhas de 12 e 14 quilos.
  • Cristóvão  - Pirapitinga
    No ano passado, em Itaguatins - TO, foi pescada uma de 18 kg (na covardia) com boias descendo as corredeiras. O melhor é que, quem lançou as boias não pegou o peixe, foi encontrado por terceiro que o levou.
  • piEtrO
    Hello,Iam a fisherman,my life is good.I love {pescar em ingles},AAAAAAAAAAAA AAAAAHHHHHHHHHHHHHH, porque eu estou dando uma de americano?
  • pedro  - o pexe
    pirapitinga parece mais um pacu,um tambaqui ou mesmo um tambacu,como o que eu peguei la no sitio de 3,5 kg.E so tenho 11 anos.Ô vida boa é a de pescador.
  • Bruno
    Já pesquei muita pirapitinga na esquina do rio Xingu com o rio Amazonas. Mas de no máximo 6, 7 quilos. Não sabia que chegam a 15 quilos.
  • reginaldo mariano  - PESCARIA MENTIROSA
    PIRAPITINGA DE 15 KG!!!???MORO EM TEFÉ NO AMAZONAS, E NUNCA VI DESSE TAMANHO. AS QUE EU JÁ PESQUEI PESAVAM NO MÁXIMO 12 KG.

    15 KG, É HISTÓRIA DE PESCADOR MENTIROSO. Ô PESSOAL... VAMOS MENTIR, MAS NEM TANTO.

    REGINALDO :evil:
  • reginaldo fagundes
    caro reginaldo?? morar em tefe, nao quer dizer q vc esta perto dos maiores peixes. aqui no rio guapore em rondonia,vc pega piraptingas de vario kilos de 15 ha 20 é normal!! aqui no guapore é o maior berçario da bacia amazonica!! ate porque nos temos a bolivia que nos fornece a maior quantide e qualidade de piraptinga e tambaquis do brasil.
    um abraço a tods.
  • Augusto  - Pirapitinga

    Mande seu e-mail e lhe envio uma foto de uma bela mentira de pescador. Ela tem mais de 20kg.
  • nilvo m arend  - onde encontro piratinga
    olá amigos sou pescador desde criança sempre que posso estou no rio morro em santa catarina na fronteira com argentina onde encontro esse peixe no sul do brasil.
Escrever um comentario
Sesu detalhes:
comentario:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:D:angry::angry-red::evil::idea::love::x:no-comments::ooo::pirate::?::(:sleep::)
;);)):0
Security
Por favor coloque o codigo anti-spam que voce le na imagem.

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."