Cação (Sphyrna spp - Carcarrhinidae.) Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 15
PiorMelhor 
Escrito por Luciano Cebula   

 

Nome popular: Cação Nome científico: Carcharrhinus spp ; Sphyrna spp - Carcarrhinidae.

Habitat: Podem ser encontrados em todo o litoral brasileiro. Freqüentam praias, costões e parcéis, onde vivem em constante movimento procurando alimento. São estritamente carnívoros.

Técnicas de pesca: Deve-se utilizar varas de ação média pesada para linhas de 10 a 25Lbs, carretilhas ou molinetes com capacidade para armazenar 100m de linha com 0,40mm de diâmetro e anzóis com tamanho variando entre 3/0 e 8/0, de preferência encastoados. Qualquer isca de peixe, de preferência sangrando, será eficiente, devido ou paladar carnívoro deste peixe.

Dica: Para atrair os Cações, utilize ceva de pedaços de peixe com sangue.

Melhor época: No verão quando se aproximam da costa para reproduzir.

Tamanho mínimo: Liberado.

 

Algumas fotos desse peixe:

Cação - 1,8 kg
Cação - 3 kg
Cação - 2 kg
Cação - 8,3 kg

Clique aqui para ver todas as fotos deste peixe

comentarios (19)
  • Renato  - Cação X Tubarão
    No mundo da pesca costumamos dizer que quando a gente come ele é cação, quando ele come a gente é tubarão. Mas a verdade é que são a mesma coisa antes usado Cação para determinar filhotes hoje é usado para tudo, como disseram acima, vc compraria Tubarão em oferta??? e o mesmo se aplica ao contrario, o povo não esquenta em nadar em praia com cação, mas vai falar que tem tubarão lá (e na verdade tem em todo o litoral brasileiro.
    Em Resumo Tubarão e Cação é a mesma coisa.
  • pedro césar
    Só podia ser no Brasil grande pais em termos de diversidade ambiental, mas fraco em inteligência. O cação (tubarão) e dos seres vivos mais frágeis do nosso ecossistema e que proporciona uma grande variedade de curas para grandes males da nossa era, (infelizmente não para a falta de inteligência). o que ainda me preocupa mais ao ver algumas das fotos expostas e o tamanho de algumas espécies capturadas.(imaturas como os seus captores)
  • Anônimo
    bbbbbbbbbbbbbbbbbbbb bbbbbbbbbbb
  • alexandre
    Michelle desculpe pelo amigo...
    Mas o cação é não é pelo seu tamanho e sim pelo seu comercio.
    Se um cação pequeno morder alguem..... " a foi um tubarão" agora se for pego para venda...." amiga 10 reais o kilo" entendeu?
  • alexandre  - resp.
    Amigo se você fosse comprar peixe em uma peixaria, e visse: TUBARÃO EM OFERTA vc compraria? agora se fosse CAÇÃO !!!!!!! vamos dizer que cação é mais um nome comercial.
  • Michelle Amaral  - Cação = Tubarão?

    Olá! Gostaria de saber se cação é um tubarão pequeno ou filhote de tubarão.
    Agradeço a atenção.
  • Ana Luiza Quijada  - cação
    oi gente, eu queria aqui só fazer uma ressalva, como bióloga, que alguns cações andam sofrendo com a ameaça de extinção, portanto é sempre bom ser moderado em relação a pesca desse peixe, pois eles são muito vulneráveis a caça excessiva, por terem reprodução demorada e com poucos filhotes, além de maturidade sexual tardia. Fora isso, esse site me ajudou muito num trabalho da faculdade! Beijo!
  • admin  - Cação
    avatar
    Muito bem lembrado, Ana.
    Além disso, sugiro mudar seu e-mail para AnaLoveCatsAndSharks @...
    Abraços e obrigado pelo comentário.
  • tomas  - o caÇao
    Ana Luiza Quijada Escreveu:
    oi gente, eu queria aqui só fazer uma ressalva, como bióloga, que alguns cações andam sofrendo com a ameaça de extinção, portanto é sempre bom ser moderado em relação a pesca desse peixe, pois eles são muito vulneráveis a caça excessiva, por terem reprodução demorada e com poucos filhotes, além de maturidade sexual tardia. Fora isso, esse site me ajudou muito num trabalho da faculdade! Beijo!

    oi ana , como biologa gostaria de saber de voce se, caÇao , so existe o martelo ou outra especie, pois eu so vi o martelo ate hoje
Escrever um comentario
Sesu detalhes:
comentario:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:D:angry::angry-red::evil::idea::love::x:no-comments::ooo::pirate::?::(:sleep::)
;);)):0
Security
Por favor coloque o codigo anti-spam que voce le na imagem.

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."